Porque precisamos ter marketplaces para pessoas com deficiência?

Consumir produtos e serviços pela internet e ter deficiência (ainda) é um grande desafio. A internet ainda não está preparada para receber os milhões de consumidores com deficiência no país – e esse cenário precisa mudar urgentemente.

A dificuldade é enorme para comprar proddutos variados, como roupas, acessórios, produtos eletrônicos e de tecnologia, eletrodomésticos, entre outros. E existe uma realidade ainda mais inóspita: pessoas com deficiência que precisam de produtos adaptados e personalizados para suas necessidades.

Pare e pense: quantas vezes você viu um marketplace comum dar destaque para itens como talheres adaptados, Adaptadores de empunhadura, Acessórios para cadeiras de rodas, bengalas, andadores, Brinquedos em braille,  entre outros?

Normalmente esses itens ganham pouco ou nenhum destaque, o que faz com que as pessoas com deficiência tenham dificuldade de encontrá-los. É nesse ponto que surgem iniciativas para promover o que chamamos de ajudas técnicas.

Entende-se, por ajudas técnicas, produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias adaptadas ou especialmente projetadas para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. O objetivo é ampliar e favorecer a autonomia.

É fundamental para permitir a realização de tarefas diárias com independência ou até mesmo com a ajuda de outra pessoa. É o caso de atividades como comer, se vestir, se locomover (no caso de pessoas com mobilidade reduzida) e até mesmo brincar, se divertir e aprender.

É por isso que precisamos de marketplaces com foco nessas necessidades. Com produtos personalizados e com uma ampla gama de possibilidades. A acessibilidade especializada, nesse sentido, jamais pode substituir a acessibilidade e o desenho universal.

O que queremos, aqui, é dar mais destaque e ênfase para produtos específicos para as pessoas com deficiência. Que elas consigam encontrar, conhecer e ter contato com itens que possam tornar seu dia a dia mais fácil. É o nosso foco aqui no Uinhub. Empoderar e melhorar a vida de quem tem algum tipo de deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo da página

Menu